O Sarau Jovem constitui-se como uma forma de despertar o potencial artístico, de abrir os olhos dos sentidos de uma nova geração para as várias formas possíveis de fazer e apreciar arte.

Essa forma de evento, advinda do século XIX, consiste em uma reunião festiva realizada entre amigos para somar conhecimentos através da artes. 

Os presentes são ao mesmo tempo espectadores e artistas, apresentando concertos musicais, cantos,performances artísticas, poesia, artes plásticas, etc. Apesar do sarau estar ligado a eventos noturnos nossa versão infanto-juvenil é realizado durante o dia.

Um artista mirim faz o papel de mestre de cerimônia, apresentando o evento e as atrações, que são interpretadas por outros jovens ou por grupos culturais que desenvolvem trabalhos com  linguagem voltada a esse público.

Ao todo, o Sarau Jovem tem duração aproximada de três horas, com diversas atividades que colaboram com o desenvolvimento estético do jovem em formação. Além das apresentações artísticas, a equipe propõe atividades lúdicas, como jogos em grupo e construção de brinquedos.